Hj estou bem cansada. Entre tantas tarefas sobrepostas, procuro uma vírgula.

 Uma vírgula que seja uma pausa. 

Que seja um momento de respirar bem fundo e me conectar com algo maior, que faça sentido nesse caos.

Que seja um tempo de gratidão por olhar pra metade do copo cheio e VER o cheio, sentir o cheio, agradecer cheio, apesar da metade do copo vazio às vezes parecer transbordar e ser só vazio.

Que seja uma vírgula de esperança. Esperança no combate a todas as exclusões sociais e desigualdades. Esperança que, mesmo quando estou cansada, ainda sim posso ser uma fagulha de potência de transformação, a começar no meu microespaço, na minha pequena família.

Diante do cansaço, me lembro de uma história emocionante que ouvi da Dra. Gabriela Caselatto, Psicóloga referência em luto, do Instituto @quatroestacoes.psicologia. Quero compartilhar aqui:

Ela trabalhou na Emergência do desastre aéreo da TAM, em 1996, e lembra que os socorristas daquela ocasião estavam há horas tirando os corpos chamuscados, consumidos pelo fogo, das casas atingidas pelo avião caído. Quando, de repente, ouviram um latido de um cachorro sobrevivente nos escombros!

Todos pararam e começaram a cavocar mais nos escombros, correndo riscos, pra salvar o cachorro.

Cão salvo, todo cheio de pó. Deram um banho no bichinho e bateram palmas de euforia e alegria por UMA VIDA que ali era resgatada, no meio de 100 mortos. Salvar o cachorro foi a vírgula daqueles socorristas. Foi A pausa. A esperança. A fagulha de vida no meio do cansaço.E nós, socorristas de nossas próprias vidas, como encontramos essa vírgula de esperança? Como encontramos um tempo, por menor que seja, de autocuidado e oração – aquela que é silenciosa e fala com o Deus interior que habita em ti.

Essa história me emocionou muito. Em tempos de frustração e luto, ela me lembra da vida.

#clareanasara #psicologia #terapiajunguiana #sosnau25

Se quer ouvir essa história da própria Professora Gabriela, escute esse Sarau Infinito que está repleto de bons ensinamentos e boas reflexões:

Tom Almeida e Infinito, gratidão por todo o seu trabalho de conscientização do bem morrer e do bem viver nesses dias tão desafiadores.

Precisa de apoio?

Estamos atravessando um momento muito intenso em que as emoções estão muito afloradas. Muitas pessoas estão precisando de um suporte pra manter seu equilíbrio mental e emocional.

Conte comigo para fazer essa travessia junto com você.

Envie-me uma mensagem e vamos conversar:​