Lembra que falamos um pouco sobre o suicídio na adolescência? Situação complexa que muitas vezes paralisa e dá medo até de pensar. Mas é preciso pensar e encarar, pois essa é uma realidade bem mais presente no Brasil do que gostaríamos. O suicídio é uma das 3 principais causas de morte entre nossos jovens de 15 a 29 anos, e o RS é um dos estados recordistas nessa triste estatística.
A fala do adolescente que pede ajuda é “não vale a pena viver”, “a única saída é a morte”, e muitas vezes pode estar infeliz com a escola, os amigos, a relação com os pais ou com namorado(a), ou insatisfeito com seu corpo e sexualidade. O jovem pode estar confuso, com raiva, ansioso, triste ou se sentindo incapaz de qualquer mudança. Aí entra a ajuda psicológica da escuta e do amparo. O melhor caminho é o do acolhimento e da confiança. Vínculo é a chave que abre a porta dessa circunstância, vendo por dentro o sofrimento e libertando o jovem do que sente.
Uma das técnicas utilizadas para essa situação é a Arteterapia, que trabalha com a expressão do corpo, da mente e da alma através da arte. O jovem comunica sua dor através das linguagens artísticas – que podem ser sonoras, musicais, literárias, poéticas, dramáticas, corporais (como a dança), e plásticas, como desenhos, pinturas e modelagens, entre outras. A partir do fazer arte é que se reconhece os estados da psique humana e se contata o conteúdo que está guardado bem no fundo do baú do coração.
A Arteterapia serve para autoconhecimento e ressignificação de si e das relações. Expressa diretamente o universo emocional, manifestando o inconsciente pela via não-racional e aflora as imagens da alma. Promove o contato criativo com as questões internas, fornecendo recursos criativos para lidar com os limites e as frustrações da vida externa. Dá forma e transforma a subjetividade, despotencializando as emoções conturbadas e caóticas, além de promover a atividade criadora e as forças autocurativas em direção à consciência.
Texto escrito para o Espaço Terapêutico Aprender (Restinga/Porto Alegre)